domingo, 29 de janeiro de 2012

Invertendo a tela

Pessoal! Eu descobri (na verdade foi é fuçando na GMBR) que dá pra inverter as colores da tela! Fica um efeito bem legal numa situação tipo, o jogador vai mexer na eletricidade e leva um choque. Ou um "ataque super mega troster destruidor que destrói a fase inteira instantaneamente". Ou atingido por um raio (nesse caso ele vai morrer, então só faça isso se o jogador for o Chuck Norris!).

Para fazer esse efeito vamos usar os blend modes. Agora, para "iniciar" o efeito, use este código:

draw_set_blend_mode_ext(bm_zero,bm_inv_src_color)

O que fizemos?Mudamos o blend mode de TUDO do recurso para bm_zero e a destinação para bm_inv_src_color. Mas o que é que isto significa? Não sei. Sério, não sei mesmo. Talvez o Tutorial de Blending criado pelo saim na GMBR ajude. Eu li e não entendi muita coisa. Mas o que eu sei é o seguinte (eu acho):
bm_zero - Não faz nada. Só pro campo não ficar vazio.
bm_inv_src_color - Como o nome sugere, ele inverte (inv) a cor do recurso (src), ou seja, os objetos e etecéteras, e é claro a cor será invertida (color).
"Tá entendi. Anh... não está esquecendo de alguma coisa?"
Ah é! De voltar ao normal! Obrigado Anônimo.

draw_set_blend_mode(bm_normal)

Use isto e pronto. Voltou ao normal!

Notas:
* O background_color não é invertido.
* Eu acho que ele não inverte formas de Draw, mas nada foi testado.

Enfim, é isto.
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o post! Nós ficamos muito felizes em ver seu comentário. Mas existem regras, para os engraçadinhos.
- É probido spam, ou seja, qualquer tipo de propaganda nos comentários.
- É probido flood, ou seja, escrever coisas que não tenham à ver com a postagem ou comentário sem conteúdo algum.
- É probido xingar. Tenha respeito com o autor e/ou outras pessoas.
Qualquer comentário fora das regras será DELETADO.

Pesquisar